O Sucesso do OTT no Brasil

Click here to read this blog in English.

Meu colega, Jerónimo Macanás, recentemente falou sobre o grande potencial da indústria Over the Top no Brasil. Em uma breve visita ao congresso ABTA este ano, foi possível notar este crescimento em constante evolução.

Assim como aconteceu em muitas outras regiões, a entrada do Netflix foi o grande alavancador da mudança do mercado Brasileiro. No início, a indústria enxergou o OTT como uma ameaça e concorrência para a oferta atualmente oferecida. No entanto, foi utilizado como case de sucesso e gerou como resultado uma infinidade de serviços OTT dos principais Players do mercado. Grandes emissoras de TV como Globo, Bandeirantes, Globosat, Fox, HBO, entre outras, já introduziram suas ofertas de OTT e estão muito animados com os resultados. Por outro lado, as Operadoras locais de TV estão começando a considerar este modelo como complemento ao serviço já oferecido e como parte da evolução.

Apesar das barreiras já citadas pelo Jerónimo, os hábitos de consumo dos brasileiros estão em constante mudança. De acordo com um estudo do Consumer Lab, divisão da Ericsson, a maioria do público brasileiro passa 36% de seu tempo consumindo vídeos, seja linear ou vídeo sob demanda. Hoje, aproximadamente 60% da população usa o Smartphone para assistir este tipo de conteúdo – um aumento relevante de crescimento de 71% desde 2012.

Por outro lado, o Brasil é um mercado muito específico, onde as grandes emissoras detém os direitos do conteúdo local, o que dificulta a entrada de concorrentes internacionais. O Netflix reconheceu esta dificuldade e anunciou a contratação de diretores locais talentosos para criar seu próprio conteúdo regional, assim como vem investindo em produções locais ao redor do mundo.

As empresa devem acompanhar o crescimento na linha digital e focar principalmente em 3 fatores decisivos para este mercado: bom conteúdo, flexibilidade e uma boa experiência. Acabamos de anunciar a introdução de nossa entidade brasileira, com o objetivo de acompanhar nossos clientes regionalmente e trazer soluções inovadoras para enfrentar os desafios deste mercado. Estamos animados com este novo desafio e ansiosos para acompanhar a evolução do mercado brasileiro ao longo dos próximos anos.

 

 

CUSTOMERS